"Grande sucesso" do cinema europeu diz comissária
O filme "O Artista" obteve cinco Óscares, entre eles alguns dos mais importantes (melhor realizador, melhor ator, melhor filme), e "A Dama de Ferro" conquistou dois (melhor caracterização e melhor atriz).
No total, avança o comunicação da Comissão Europeia, em nome da comissária para a Educação e Cultura, nove filmes produzidos ao abrigo do programa MEDIA (Mesure pour le Développement de l"Industrie Audiovisuelle) estiveram nomeados na mais importante cerimónia da indústria cinematográfica.
"Que grande noite para o cinema europeu e para o programa MEDIA", frisou, em comunicado, a comissária Androulla Vassiliou, acrescentando: "Os meus parabéns a "O Artista" e "A Dama de Ferro".
Outros sete filmes com selo europeu (e apoio financeiro do programa MEDIA), estiveram nomeados nos Óscares:
- "A Toupeira", de Tomas Alfredson, recebeu 300 mil euros (Reino Unido, França, Alemanha) - melhor ator, melhor banda sonora.
- "Albert Nobbs", de Rodrigo Garcia, foi apoiado com 130 mil euros (Reino Unido, Irlanda) - melhor atriz, melhor atriz secundária.
- "A Cat in Paris" recebeu 122 mil euros. De Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (França, Bélgica, Holanda, Suiça) - melhor filme de animação.
- "Chico e Rita", de Fernando Trueba e Javier Mariscal, recebeu 3 mil euros (Espanha, Reino Unido) - melhor filme de animação.
- "Bullhead', assinado por Michael R. Roskam (Bélgica), recebeu 20 mil euros - melhor filme estrangeiro.
- "Jane Eyre", de Cary Joji Kukunaga, 450 mil euros (Reino Unido, EUA) - melhor guarda-roupa.
- "Pina", Wim Wnders (Alemanha, França, Reino Unido), 550 mil euros - melhor documentário
Os Óscares de "O Artista":
Melhor filme
Melhor realizador - Michel Hazanavicius
Melhor ator - Jean Dujardin
Melhor guarda-roupa - Mark Bridges
Melhor banda sonora - Ludovic Bource)
Os Óscares de "A Dama de Ferro"
Melhor atriz - Meryl Streep
Melhor Caracterização - Mark Coulier and J. Roy Helland
O programa MEDIA em vigor entre 2007 e 2013 apoia o cinema e o audiovisual. No período entre 2014 e 2020, a Comissão Europeia propõe reunir um orçamento de 1,8 mil milhões de euros para o programa Creative Europe. Mais de 900 milhões deverão ser atribuídos só ao cinema e ao audiovisual.